O gestor de parceiras do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz (EC/Fiocruz), Luis Fernando Donadio, esteve com a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho da 7ª Região (MPT-CE), Juliana Sombra Peixoto Garcia, no início deste mês, em tratativas para elaboração de Termo de Cooperação entre as instituições para o apoio ao desenvolvimento tecnológico para atender as demandas do SUS e outros projetos da Fiocruz que beneficiem a sociedade. O primeiro projeto em andamento é a Plataforma de mRNA.
O projeto consiste na produção de uma vacina contra a Covid-19 em mRNA de baixíssimo custo; no avanço do país no desenvolvimento de outras vacinas; e na transferência gratuita dessa tecnologia para países em desenvolvimento, já que hoje, no mundo, apenas duas indústrias farmacêuticas dominam esta forma de produção. Seu êxito posicionará o Brasil pela primeira vez na sua história como desenvolvedor e transferidor de tecnologia nacional.
Durante o encontro, Donadio ainda destacou a importância da parceria do MPT, inclusive nas ações da Fiocruz no enfrentamento da Covid-19. Com os redirecionamentos feito pelo órgão foi possível desenvolver pesquisas, ampliar a capacidade de testagem e de leitos no Centro Hospitalar para Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), entre outras iniciativas que compuseram o programa Unidos Contra a Covid-19.