O Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz (EC/Fiocruz), representado pela Coordenadora de parcerias com empresas Claudia Souza, e pela Coordenadora Adjunta do Amigos do Figueira, Luana Lourenço, ministrou uma oficina sobre captação de recursos, no campus Maré da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ação foi destinada a coletivos de comunicação comunitária e organizações não governamentais, promovendo dicas aplicáveis para o financiamento de suas iniciativas.
A iniciativa surgiu diante do diagnóstico realizado pelo projeto de pesquisa “Geração Cidadã de Dados – Cartografia dos Coletivos de Comunicação Comunitária para Promoção da Saúde e no Seminário Testemunho: Circulando – Comunicação Comunitária como Política Pública”, que identificou a falta de recursos e as dificuldades para obter financiamento como um problema enfrentado meios de comunicação comunitários.
A oficina proporcionou aos participantes um aprendizado sobre o funcionamento do processo de captação e dicas para poderem aplicar estratégias de captação conforme a realidade de seus projetos. Além disso, as organizações também conheceram o trabalho desempenhado pelo EC, principalmente na área de captação com empresas e indivíduos.
O encontro contou com a participação de integrantes do Projeto Marias – Instituto Kevin Johnson; Núcleo Piratininga de Comunicação; Frente de Mobilização da Maré; Instituto Raízes em Movimento; Jornal Fala Manguinhos; RedeCCAP/Casa Viva; Descolando Ideias /Observatório de Políticas Públicas; Dicionário de Favela Marielle Franco e Fórum Grita Baixada.
A ação foi realizada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), pela Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) – por meio do Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas) – em parceria com comunicadores da Frente de Mobilização da Maré, do jornal Fala Manguinhos e do Instituto Raízes em Movimento, do Complexo do Alemão. A iniciativa contou com recursos do Edital de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro, da Faperj.
Foto: Mariana Moebus


