O Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz (EC/Fiocruz), representado pela Gestora de Parcerias Internacionais, Milena Teixeira, participou do “V Seminário de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade: Fiocruz frente à crise climática e ecológica”, realizado na Fiocruz Ceará, entre os dias 15 e 18 de julho. O evento reuniu cerca de 300 participantes, incluindo representantes do governo, de movimentos sociais, das vice-presidências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e respectivas diretorias para debater uma agenda institucional frente à emergência planetária.
A gestora destacou sua participação na roda de conversa sobre Saúde Global e na reunião coordenada pelo pesquisador e Coordenador da Agenda 2030 Fiocruz, Paulo Gadelha. O encontro serviu como um espaço de discussão sobre a construção do Centro de Síntese de Clima e Saúde em Rondônia, que será um ponto de referência para iniciativas de vigilância em saúde e pesquisa sobre os impactos de saúde relacionados ao clima. A reunião também contou com a presença do coordenador do evento, Guilherme Franco Netto.
Além disso, Milena se encontrou com o Coordenador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, Edmundo Gallo, para discutir possibilidades de financiamento internacional.
“O evento foi um espaço importante de troca para compreendermos os planos de ação da Fiocruz frente à crise climática, os desafios, as oportunidades e como podemos trabalhar de forma ainda mais estratégica e integrada entre as áreas e junto à sociedade civil e governo”, comentou a gestora. “Também, a partir das reuniões com a gestão, pudemos discutir o financiamento para os programas de Saúde e Clima de nossa instituição”, completou.