A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Programa Unidos Contra a Covid-19, acaba de ganhar o 25º Concurso de Inovação do Setor Público, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na categoria “Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal”.
O programa, construído durante a pandemia, potencializou dezenas de iniciativas da Fiocruz por todo o país, unindo empresas, sociedade, poder judiciário e organizações sociais, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, o total de recursos captados é de R$ 505.619.972,99, viabilizando a construção de duas centrais analíticas, adaptação da fábrica de vacinas, aquisição de usinas de oxigênio para região amazônica, apoio a construção do Centro Hospitalar Covid-19, doação de milhares de EPIS e equipamentos para rede hospitalar do SUS, distribuição de 80 mil cestas básicas, entre diversas outras ações.
“Esse prêmio reforça a importância da ciência brasileira e o papel do Sistema Único de Saúde para este país. Tivemos muito êxito nesse movimento coletivo. Um verdadeiro trabalho em equipe. Acredito que o legado que fica é o reconhecimento da eficiência das nossas instituições públicas, tão necessárias, e a certeza de é que possível construir parcerias com os mais diversos setores da sociedade afim de potencializar as suas iniciativas”, declarou Luis Donadio, coordenador do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, durante a cerimônia de entrega do prêmio.
Os prêmios realizados pela Enap possuem o objetivo de valorizar pessoas, conhecimentos e boas práticas. A proposta é disseminar iniciativas que gerem valor para a administração pública e para a sociedade. Os trabalhos vencedores podem ser fonte de inspiração e de replicabilidade, contribuindo para o aumento da qualidade das políticas públicas e dos serviços prestados à população. Nessa edição, a Fundação Oswaldo Cruz concorreu ao lado de outras seis grandes iniciativas.
O Unidos Contra a Covid-19 é uma realização da Fiocruz, liderado pela Vice-presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI/Fiocruz), por meio do seu Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz (EC/Fiocruz). A execução financeira fica sob responsabilidade da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde, por meio de conta exclusiva de fundo emergencial.