O Escritório de Captação de Recursos esteve presente no “I Encontro Internacional de Territórios e Saberes”, em Paraty, realizado pelo Observatório de Território Sustentáveis da Serra da Bocaina. A presença foi significativa e transformadora.
No evento formado por espaços quilombola, caiçara e indígena, foram levantados debates sobre saúde, desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e combate à crise climática através de experiências das comunidades tradicionais locais. Com mais de mil participantes de aproximadamente 22 países, o encontro teve o objetivo de entregar um grande relatório para o G20 abordando as propostas dessas comunidades tradicionais na preservação ambiental.
Neste encontro, o Escritório, com o apoio e participação do Observatório, do BNDES, da FunBEA, do Ministério da Igualdade Racial e da comunitária de Guapiruvu, executou uma roda de conversas sobre Financiamento da Sustentabilidade. O debate proporcionou uma ampla troca de experiências, além de discutir sobre oportunidades de recursos não reembolsáveis.
A gestora de relacionamento governamental, Lorena Ferreira Martins, representou o Escritório ao mediar a mesa. Ela comentou sobre o evento e sua admiração pelo trabalho desempenhado no Observatório. “O respeito às comunidades tradicionais é tão essencial que parece natural das pessoas que trabalham no Observatório. É muito bonito de ver. É uma equipe muito dedicada. É maravilhoso, potente, gigante”, disse. A gestora ainda expressou o desejo da equipe de captar ainda mais para iniciativas e comunidades ligadas ao Observatório.
O evento foi realizado por meio da parceria entre a Fiocruz, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT).