A Fiocruz recebeu, no início deste mês, a visita da Embaixada da Suécia no Brasil, do Consulado Geral e da agência de financiamento sueca Vinnova para identificação de potencial sinergia de atuação entre as instituições.
Sob a articulação do Escritório de Captação de Recursos (EC/Fiocruz) e da Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec/VPPIS), diversas áreas, como Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), além do parceiro IBMP, falaram sobre o portfólio de inovação da Fiocruz e suas cooperações internacionais.
“A visita da delegação da Suécia foi uma importante oportunidade de aproximação dos países na área da saúde”, disse a coordenadora da Gestec, Carla Maia. “O objetivo é estreitar as relações entre a Fiocruz e o ecossistema de inovação em saúde da Suécia, visando o estabelecimento de parcerias para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para saúde”.
De acordo com a Executiva de Parcerias Internacionais do Escritório de Captação, Milena Soares Teixeira, o encontro foi “extremamente proveitoso”, uma vez que a Suécia tem forte interesse no investimento em Saúde & Inovação, podendo desdobrar na aproximação com a Fiocruz e articulação de diferentes formas de parceria.
Para assessora de Ciência e Inovação da Embaixada da Suécia, Ana Bussacos, o encontro foi importante para entender mais sobre o enorme potencial da Fiocruz no Brasil e América Latina, “podendo trazer novas parcerias estratégicas com diferentes instituições suecas, futuras visitas de delegações, bem como oportunidades com a chegada de novas chamadas bilaterais”.