A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu, nesta sexta-feira (01/3), a visita de parlamentares alemães. O encontro é resultado da cooperação financeira em andamento com o banco alemão DEG/KFW para o projeto da Plataforma de RNA mensageiro, que posicionará o país como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de mRNA na América Latina.
O Escritório de Captação de Recursos (EC/Fiocruz), por meio de seu Líder Geral, Luis Fernando Donadio, conduziu a programação, que reuniu representantes de diferentes unidades da Fiocruz. Foram apresentados uma visão geral do ecossistema da Fundação e seus projetos desenvolvidos nas áreas de Desenvolvimento Territorial, Saúde e Ambiente, Vacinação para Covid e Pesquisas sobre Dengue.
A programação também incluiu a visita ao Castelo Mourisco e ao Laboratório de Tecnologia Imunológica onde está sendo implantada a plataforma de desenvolvimento de RNA, que recebeu apoio da cooperação alemã por meio do programa DEG Impulse/KFW. É nesse laboratório que as principais etapas do desenvolvimento da vacina RNA mensageiro contra Covid-19 estão sendo conduzidas.
A delegação foi recebida pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira, que ressaltou as diversas áreas convergentes com os interesses de cooperação da Alemanha. Além disso, destacou as parcerias da Fundação que envolvem o país, como a cooperação com o Instituto Robert Koch e a participação no Hub da Organização Mundial da Saúde para Inteligência Pandêmica e Epidêmica.